terça-feira, 13 de dezembro de 2011

 HISTÓRICO DO POLO UAB ESPLANADA

         O Pólo UAB Esplanada foi criado em 2006, tendo sua aula inaugural em 20 de novembro de 2007 com a primeira turma do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, do Estado de Minas Gerais, com 50 vagas, sendo 25 para professores da Rede Pública e 25 para a demanda social.
          A chegada da UFOP em nosso município trouxe uma dinâmica importante para a comunidade uma vez que ter uma Universidade Pública próxima é a realização de um sonho de todos.
          Em 2008, a Coordenação do Pólo, através da Secretaria de Educação fez articulação com a Universidade Estadual da Bahia – UNEB, quando solicitou mais cursos fundamentando a solicitação tendo em vista a demanda do município ainda não atendida em vestibulares anteriores, a exemplo de Pedagogia.
         Através de articulações e muitas exigências em 2009 a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP contemplou o Pólo UAB Esplanada com mais 50 vagas, desta vez acompanhada da Universidade Federal da Paraíba – PB, com 30 vagas para o Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, sendo 15 vagas para professores da Rede Pública e 15 para a demanda social.
          Em 2010 a Universidade Estadual da Bahia oferta cursos para o Pólo UAB Esplanada. Iniciado com os cursos de História, Letras com Espanhol, Bacharelado em Administração Pública e Pós Graduação em Gestão em Saúde e Gestão Pública Municipal.
Em 2011, o pólo foi contemplado com mais duas turmas de Pós Graduação em Gestão em Saúde e Gestão Pública Municipal e mais turma de Bacharelado em Administração Pública, pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB.
           Através da Plataforma Freire, vários cursos foram ofertados para o Pólo UAB Esplanada. Educação Física, Letras com Português, Pedagogia e mais uma turma de Letras com Espanhol.
            O Pólo UAB Esplanada - BA  compartilha o espaço com a escola da Rede Pública Municipal de Ensino, Colégio Dr. Antonio Carlos Magalhães. Possui  09 salas de aulas, tutoria, biblioteca, secretaria/coordenação, cantina, depósitos,  banheiros masculinos e femininos, área de convivência, 03 laboratórios de informática, sala de vídeo e um auditório com capacidade para 500 pessoas.
           Em frente ao Pólo há uma quadra poliesportiva e uma praça bastante arborizada. O Colégio Dr. Antonio Carlos Magalhães é uma das maiores escolas da Rede Municipal de Ensino. 
           Atualmente com a grande demanda de professores ainda sem formação superior o Pólo UAB Esplanada vem atendendo confortavelmente aos profissionais em educação oriundos dos municípios baianos de Entre Rios, Conde, Rio Real, Acajutiba, Sátiro Dias, Aramari, Pedrão, Altamira, Aporá, Itamira, Inhambupe, Crisópolis, Olindina, Alagoinhas, Feira de Santana, Salvador, Camaçari, municípios sergipanos de Estância e Cristinápolis, como também do Estado de Pernambuco.
          A turma que iniciou com o curso de Pedagogia da Universidade Federal Ouro Preto, em 2007 teve sua formatura em 19 de setembro de 2011 com uma belíssima cerimônia a qual contou com as ilustres presenças dos Professores Milton Rosa, Coordenador do Curso de Pedagogia da UFOP, o  Pró-reitor adjunto de graduação da UFOP o Professor Adilson Pereira e a Prof.ª Marger da Conceição Ventura Viana, Vice- Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distancia – CEAD/UFOP. Do município contou com as ilustres presenças do Prefeito Municipal, Diolando Batista do Santos que foi o paraninfo da turma e do Ex-prefeito, que implantou o Pólo UAB Esplanada, Sr. José Aldemir da Cruz patrono.
          Está previsto para o primeiro semestre se 2012, cursos de formação continuada a nível de aperfeiçoamento e extensão através da Universidade Federal da Bahia – UFBA, nas áreas de  Educação Ambiental, Diversidade da EJA e Elaboração de materiais didáticos com as inscrições concluídas.
         O Pólo também é utilizado como espaço para a formação continuada do professor oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. Já foram ofertados cursos de Educação Inclusiva, Educação Infantil - Oficinas, parceria com SENAI e Secretaria do Estado do Trabalho Renda com cursos para atender aos jovens de baixa renda sem oportunidade de profissionalização como também curso pré-vestibular.
         O Pólo conta com uma equipe motivada e responsável daí o grande número de cursos perfazendo um total de 10 cursos e 15 turmas.   

Sem comentários:

Enviar um comentário